sexta-feira, 12 de abril de 2013

Salvador da Semana Especial


Por Cibelih Hespanhol, Felipe Pinheiro, Letícia Abelha e Taís Pires 


As duplas de violeiros Ramon e Rozado (à esquerda e à direita) e Felipe Neto e Cassimiro (no centro)




O Salvador Daquí traz essa semana uma matéria especial! 

Fugimos um pouco da temática das artes visuais e vamos falar sobre outro tipo de arte que colore a nossa vida: a música.  

Os salvadores da semana são os violeiros, os grandes  responsáveis por resgatar a tradição da música caipira na cidade de Viçosa.




A música caipira é uma forte raiz cultural das cidades do interior, e em Viçosa, não é diferente. As duplas Ramon e Rozado e Felipe Neto e Cassimiro são apenas duas das muitas parcerias que fazem as 10 cordas da viola tocarem pela cidade.

Para Ramon, 24 anos, e seu pai Chiquinho Rozado, 51 anos, a música é uma herança.  Para eles, a música caipira é muito rica em poesia e retrata a realidade e os sentimentos.

Felipe Neto e Cassimiro, na verdade, atendem pelos nomes de Arlindo de Oliveira, 41 anos, e José Mauro de Araújo, 36. José Mauro, o Cassimiro, já trabalhava com música quando decidiu começar a tocar com Arlindo, o Felipe Netto. Hoje, após 4 anos tocando junto e com as vozes e os instrumentos bem entrosados, eles acham que a música caipira salva as pessoas da tristeza.




E para quem ficou curioso sobre o trabalho autoral de Ramon e Rozado, aqui vai uma música que leva o mesmo nome do último CD deles, "Herança".









E o Salvador Daqui também chega ao seu fim!

Agradecemos a sua companhia!
Esperamos ter contribuído um pouco para a arte de Viçosa, 
revelando, questionando, incomodando e, sempre, prestigiando.

Porque a arte é o que sempre salva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário